Detox para a alma

Trabalho com mulheres de todos os tipos, cores, raças, gostos e esquisitices. Elas chegam no trabalho com notícias e conversas que me colocam na moda e inovam meus conhecimentos. Às vezes, temos apenas quinze minutos para conversarmos, mas são suficientes para me atualizar.

Não sei como elas aguentam passar uma tarde toda com um shake que foi degustado na hora  do almoço. Outras inventam dietas mirabolantes para driblarem tudo que é gostoso, é pecado e engorda. O que faz ganhar peso não é comer de tudo um pouco, comer balanceado, é nos empanturrarmos de problemas emocionais e neuroses por medo de engordar. É o excesso... A ansiedade também...

Inventam tanta moda para perder peso. Existem dietas malucas para todos os gostos: tem dieta da lua, do sol, de marte; tem dieta da sopa, do caldo e de vento; tem dieta para perder peso comendo proteína - esta é a minha preferida; tem dieta para todos os gostos, mas esqueceram da dieta do silêncio na hora certa, do abraço para a insegurança, do sorriso para a dor e da palavra para o perdão...

Desconfio que precisamos de Detox para a alma. Mesmo mais leves podemos sentir o peso da indiferença, da dor, do medo, da decepção, e ainda seguramos a boca para não cair na tentação descontrolada de ofender o outro. Também não faz bem viver intoxicado de falsos amigos, de colegas sangue sugas, de pessoas mal humoradas, de medos antecipados, de rancores desenfreados. É necessário fazer a dieta diária de desintoxicação da alma.

A melhor dieta é aquela que, o corpo sem sofrimento, entende que abster do que prejudica o outro e te faz infeliz pode colocar sua vida em equilíbrio. Não adianta fazer jejum, contar calorias, evitar frituras e açúcar, se você não faz questão de abrir mão dos velhos hábitos como falar da vida alheia, magoar por prazer, trancar o sorriso e fechar os sentimentos. A dieta para se viver mais leve é desintoxicar a alma e se alimentar de sentimentos bons e gestos que te fazem feliz.

O peso pode incomodar e te fazer doente, mas os alimentos que nunca devem ser cortados da dieta são: fazer o bem, ser leal e verdadeiro, não ofender. Sorrir traz bem-estar, não remoer sentimentos ruins ajuda a digestão, tomar goles de ânimo absorvem as apatias, e porções de coragem são calorias necessárias para recomeçar.

Dietas espetaculares e milagrosas até existem, mas precisam de reeducação e disciplina, assim como a vida precisa de cuidados também. Às vezes, fazemos dietas porque queremos mudar o corpo... Mas, e mudar a vida? O que adianta um corpo em forma, se a alma, os pensamentos e os sentimentos estão precisando de dietas também? Não adianta ser apenas aparência, é preciso ser essência, pois amar a si próprio e os outros são segredos de se viver melhor independente do corpo que se tem.

Que nunca faltem dietas espontâneas quando um carinho for necessário, quando um beijo declarar amor, quando um abraço for o melhor aconchego. Que não contemos calorias para o perdão, para o reencontro e para recomeçar. A alma necessita de Detox, sim... A alma precisa ser desintoxicada para ser liberta, para amar e ser amada.

- Simone Guerra

Autor do post Simone Guerra

0 comentários :

Postar um comentário