Alma Gêmea

Conversando com uma amiga, ela me disse: não sei se acredito na hipótese de uma alma gêmea. Meu fôlego se perdeu naquela frase e começamos a falar mais uma vez sobre relacionamentos...

Realmente, é difícil acreditar em alma gêmea, quando a realidade é que os relacionamentos estão se perdendo em gostares virtuais e descompromissados. Não está fácil encontrar alguém que queira se envolver de verdade. E, até que ponto estamos nos permitindo envolvermos com alguém? Somos tão culpados quanto os outros. Escolhemos demais, de menos e somos volúveis ao beijarmos alguém sem muito interesse. Somos à flor da pele e sem envolvimento muitas vezes. Não são apenas as pessoas, o outro, somos nós também.

Estamos mordendo a metade oca da laranja por medo de nos lambuzarmos e admitirmos que estamos de corpo, alma e sentimento entregues a alguém. Vamos experimentado todos os sabores e nos esquecendo que o mais delicioso é se envolver de fato.

Não é preciso acreditar na hipótese de uma alma gêmea, isto pode até parecer patético. É viável acreditarmos na hipótese de um amor, nada mais do que isso. Amor? Sim! Está difícil? Está! Mas, o que é o amor? Amor é aquela coisinha que sentimos por alguém de graça, sem qualquer custo, sem quaisquer promessas. Amor simplesmente é aquela preocupação com alguém, é quando os dois se importam de verdade um com o outro. Amor é troca de sentimentos, de gentilezas, de carinhos, é sentir no outro o seu melhor amigo, isto também é alma gêmea.

Alma gêmea nada mais é do que um alguém que não vive mais sem o seu sorriso. Alma gêmea é quando alguém te surpreende com um pedaço de bolo depois do trabalho. Alma gêmea é quando os dois aceitam as diferenças um do outro. Alma gêmea é cuidado mútuo. Alma gêmea não tem nada a ver com energia, não tem nada a ver com aquele amor de cinema em que tudo é perfeito ou certinho. Alma gêmea é o outro que quer o seu bem o tempo todo, mesmo quando você está chato, apático e sem graça.

Impomos muitas condições para uma vida a dois e acabamos nos limitando quando alguém se aproxima de nós. Dificultamos o amor, muitas vezes. Almas são almas, sentimentos são sentimentos, eles se fundem e transformam em amor. Inventam tantas perspectivas para o amor, tantas histórias absurdas para um sentimento simples e puro. O gostar de fato por alguém, fala mais alto na simplicidade e não percebemos. Se tem amor, logo tem alma, tem alegria, tem problemas, tem vontade e tem energia.

Não é preciso acreditar em nada, muito menos em hipóteses, é preciso apenas viver, sentir, doar. Alguns ainda afirmam que almas gêmeas se parecem, então queria que me parecer ou ter um pouco da aparência do Hugh Grant. Que sonho de alma gêmea!

O segredo de um relacionamento "alma gêmea" é para quem quer se envolver e se entregar. É lapidar dia após dia, o outro. É descobrir com paciência e carinho, que dois diferentes em um relacionamento precisam de conversas diárias, lealdades e verdades mesmo que sejam incômodos. Para que sejam almas gêmeas é preciso transparências.

- Simone Guerra

Autor do post Simone Guerra

0 comentários :

Postar um comentário